Banner

Arduino - PARTE 2 - Alguns Tipos de Arduinos




Alguns tipos de Arduinos

2008: Arduino Nano – Microcontrolador Atmega328. É uma placa de tamanho pequeno e também flexível com uma ampla variedade de aplicações. Quando se trata de configuração e recursos de pinos, essa placa Nano substituiu o Arduino Uno devido ao tamanho pequeno.

Figura 1: Arduino Nano


Detalhes técnicos:

·        Processador: ATmega328P (CPU de 8 bits, velocidade de clock de 16 MHz, SRAM de 2 KB, armazenamento flash de 32 KB);

·  Características: 14 pinos de E/S digitais, 6 pinos de entrada analógica, microcontrolador removível;

·            Fator de forma: Retângulo 18 X 45mm.


2010: Arduino UNO – Foram 4 anos de desenvolvimento, iterações e alterações de hardware. A versão atual é o Uno rev3, que apenas modificou ou alterou aspectos menores da placa, no entanto, o design basicamente permaneceu inalterado nos últimos 10 anos. No que diz respeito às plataformas de desenvolvimento de microcontroladores, é praticamente o melhor por ser tão fácil de usar que. Enquanto outras placas Arduino foram lançadas, o Uno ainda é a placa mais usada.

Figura 2: Arduino UNO

Detalhes técnicos:

Processador: ATmega328 (CPU de 8 bits, velocidade de clock de 16 MHz, SRAM de 2 KB, armazenamento flash de 32 KB);

  Características: 14 pinos de E/S digitais, 6 pinos de entrada analógica, microcontrolador removível;

·          Fator de forma: Retângulo 2,7" x 2,1".


2010: Arduino Leonardo – O Leonardo é, essencialmente, uma pequena atualização para o Uno. Parece muito com o Uno, mas possui um microcontrolador ATmega32u4 com um pouco mais de memória. A principal vantagem do AtMega32u4 é a compatibilidade USB integrada do chip. Isso permite que o Leonardo faça interface com um PC, que o vê como um mouse ou teclado genérico. Ele também possui alguns pinos de entrada analógica extras.

Figura 3: Arduino Leonardo

Detalhes técnicos:

·        Processador: ATmega32u4 (CPU de 8 bits, velocidade de clock de 16 MHz, SRAM de 2,5 KB, armazenamento flash de 32 KB);

·    Características: 20 pinos de E/S digitais, 12 dos quais podem ser usados ​​como entradas analógicas, suporte USB nativo;

·             Fator de forma: Retângulo 2,7" x  2,1".

2010: Arduino Mega – Como o nome sugere, o Arduino Mega possui recursos mega, contagem maciça de pinos, 54 pinos, e também pode lidar com a maioria dos grandes projetos. Ele tem o mesmo tipo de CPU que o UNO, mas com um pino a mais. O Arduino Mega é perfeitamente adequado para projetos pequenos e grandes. 

Figura 4: Arduino MEGA

Detalhes técnicos:

·        Processador: ATmega2560 (CPU de 8 bits, velocidade de clock de 16 MHz, SRAM de 8 KB, armazenamento flash de 256 KB);

·  Características: 54 pinos de E/S digitais, 16 pinos de entrada analógica, microcontrolador não removível;

·           Fator de forma: Retângulo 2,7" x  2,1".

2012: Arduino Due – Uma das mais recentes placas Arduino, com um processador ARM de 32 bits mais rápido do que qualquer um dos processadores encontrados em outras placas Arduino. O Due é principalmente para projetos muito mais complicados que podem fazer uso de seu processador potente ou que precisam de mais pinos de E/S do que os encontrados nas placas menores do Arduino.

Figura 5: Arduino Due

Uma desvantagem do Due é que ele opera a 3,3 volts, o que é diferente dos 5 volts nos quais a maioria das outras placas Arduino opera. Isso limita o hardware complementar compatível com o Arduino Due - se uma placa adicional tentar enviar um sinal de 5 volts aos pinos de E/S do Due, isso poderá danificar o microcontrolador.

Detalhes técnicos:

·        Processador: Atmel SAM3X8E ARM Cortex-M3 (CPU de 32 bits, velocidade do clock de 84 MHz, 96 KB de SRAM, armazenamento flash de 512 KB);

·          Características: 54 pinos de E/S digitais, 12 pinos de entrada analógica, 2 pinos de saída analógica, porta USB nativa;

·             Fator de forma: Retângulo 4" x 2,1".


2012: Arduino Esplora – É uma placa baseada no hardware Leonardo. Do lado esquerdo há um joystick, do lado direito há quatro botões, um potenciômetro linear (controle deslizante), um microfone, um sensor de luz, um sensor de temperatura e um acelerômetro de três eixos. Para saídas, você recebe uma campainha, um led RGB e um conector de vídeo TFT para conectar uma tela LCD.

Figura 6: Arduino Esplora

O negócio é que você não recebe o conjunto padrão de pinos de E/S digitais e analógicos, o que permite conectar todos os tipos de hardware à sua placa Arduino. Mas, isso limita bastante os tipos de projetos que você pode fazer. O Arduino Esplora é o melhor para quem deseja aprender a usar o software Arduino para escrever programas que têm acesso a uma caixa de ferramentas básica de fontes de E/S, sem ter que se preocupar com o lado eletrônico das coisas.

Detalhes técnicos:

·        Processador: ATmega32u4 (CPU de 8 bits, velocidade de clock de 16 MHz, SRAM de 2,5 KB, armazenamento flash de 32 KB);

·           Características: Lote de hardware de entrada e saída embutido;

·            Fator de forma: Oval 6,5" x 2,4".


2012: Arduino LilyPad – Esta placa é um microcontrolador programável e foi projetada para integrar-se facilmente a projetos têxteis eletrônicos e vestíveis. Com um formato redondo e leve, o LilyPad foi projetado para minimizar atritos tendo em seu perfil abas largas que podem ser costuradas e conectadas com rosca condutora.

Figura 7: Arduino LilyPad

Essa tecnologia do Arduino foi projetada e desenvolvida por Leah Buechley e cada LilyPad foi projetada de forma criativa para ter grandes almofadas de conexão para permitir que elas sejam costuradas nas roupas. Existem várias placas de entrada, saída e sensor disponíveis e elas são laváveis.

Detalhes técnicos:

·        Processador: ATmega328p (CPU de 8 bits, velocidade de clock de 8 MHz, SRAM de 1 KB, armazenamento flash de 16 KB);

·        Características: 9 pinos de E/S digitais, 6 pinos de entrada analógica;

·        Fator de forma: Redondo com diâmetro externo de 50mm.

LINKS RELACIONADOS


Referências:

CORE ELECTRONIC. History of Arduino. Disponível em: <https://core-electronics.com.au/tutorials/history-of-arduino.html>. Acesso em: 13 mar. 2020.

ELPROCUS. What are the Different Types Of Arduino Boards. Disponível em: <https://www.elprocus.com/different-types-of-arduino-boards/>. Acesso em: 13 mar. 2020.


_____. An Overview of Arduino Nano Board. Arduino Nano Features. Disponível em: < https://www.elprocus.com/an-overview-of-arduino-nano-board/>. Acesso em: 13 mar. 2020.

KITFLIX. What is Arduino. Arduino Board Versions. Disponível em: <https://kitflix.com/what-is-arduino-board/>. Acesso em: 13 mar. 2020.

WATELECTRONICS. Different Types of Arduino Boards and Its Uses. Types of Arduino Boards. Disponível em: <https://www.watelectronics.com/different-types-arduino-boards-uses/>. Acesso em: 13 mar. 2020.



12/03/2020 – Autor (ABNT): CARVALHO MOREIRA, C. G.
www.tutorduino.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.