Banner

Linguagem de Programação PHP - Parte 1 - O PHP




LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PHP – PARTE 1 – O PHP

O PHP




Originalmente (acredita-se), que as letras significavam (Personal Home Page – Página Inicial Pessoal) que mais tarde passou a ter o significado (Hypertext Preprocessor - Pré-processador de hipertexto).

O PHP é uma das linguagens mais populares da Web, sendo por exemplo a coluna do WordPress e ainda faz parte do Facebook (embora tenha a sua própria linguagem de programação denominada Hack).



Página Principal WordPress


Página Principal FaceBook

Então podemos dizer que PHP é uma linguagem de script, especialmente projetada para a criação de sites. Um uso comum é a recuperação de dados de bancos de dados SQL. Utilizado também para criar gráficos de vários tipos. Um designer pode, por exemplo, criar links de imagens ou alimentar uma galeria de imagens em miniatura. O PHP realiza tarefas comuns no site, como aceitar senhas, autenticar usuários e gerenciar posts no fórum e livros de visitas.

Com o PHP, você pode criar um site que permita aos usuários gerar conteúdo, incluindo usuários que nem conhecem o básico do HTML.

Uma grande diferença entre o PHP e as formas tradicionais de HTML é que o PHP é dinâmico. No entanto, as duas linguagens são facilmente integradas. O código HTML pode ser gerado pelo PHP.
  
Com o PHP constituindo partes críticas da infraestrutura desses gigantes da Web, a linguagem flui ao lado de HTML e CSS como a força vital da rede.

Rasmus Lerdorf escreveu a primeira versão do PHP em 1994. A linguagem foi construída a partir da linguagem C como um meio de substituir os trechos de Perl que ele estava usando em sua página pessoal. 

Rasmus Lerdorf

No entanto, somente em 1998, quando a versão 3 foi lançada (por Zeev Suraski e Andi Gutmans), ela foi renomeada para Pré-processador de Hipertexto. Foi essa versão que deu ao PHP sua popularidade substancial.

Zeev Suraski e Andi Gutmans


A versão 4 do PHP ocorreu em 2000 e é referida como o Zend Engine e tornou o PHP uma linguagem muito mais completa. A versão 5 foi lançada em 2004 e incluía novos recursos, como melhor desempenho e melhor programação orientada a objetos.

Embora o PHP permaneça em desenvolvimento, o processo de desenvolvimento que eventualmente levaria ao PHP 6 foi mais lento do que o esperado devido à dificuldade de adicionar suporte a Unicode. Em 2010, foi decidido mudar o suporte a Unicode para uma ramificação enquanto movia todos os outros recursos em desenvolvimento para a raiz do código PHP. No entanto, na versão 5.4, o PHP finalmente adicionou suporte a Unicode, sem uma grande alteração de versão.

A versão 7 do PHP é uma revolução na maneira de como fornecemos aplicativos que fornecem tudo, de sites e dispositivos móveis a empresas e a nuvem. Essa é a mudança mais importante para o PHP desde o lançamento do PHP 5 em 2004, trazendo melhorias explosivas de desempenho, consumo de memória drasticamente reduzido e uma série de novos recursos de linguagem para fazer seus aplicativos subirem.

O PHP 7 juntamente com o novo Zend Engine 3.0, seus aplicativos têm desempenho até 2x mais rápido e consumo de memória 50% melhor que o PHP 5.6, permitindo que você atenda a mais usuários simultâneos sem adicionar hardware. Projetado e refatorado para as cargas de trabalho de hoje, o PHP 7 é a melhor escolha para desenvolvedores da web atualmente.

O PHP 7 é uma versão importante da linguagem de programação PHP e é apontado como uma revolução na maneira como os aplicativos da Web podem ser desenvolvidos e entregues para dispositivos móveis às empresas e à nuvem. Esta versão é considerada a alteração mais importante para o PHP após o lançamento do PHP 5 em 2004.

Embora os web snobs possam desconsiderar o PHP como antiquado, ele não desaparecerá tão cedo. Atualmente este número continua acima de 82%, então é difícil usar esse tipo de declínio como indicação de que o PHP morreu.

Resumo da linha do tempo do PHP:



REFERÊNCIAS

APPDYNAMICS. Anatomy of a Modern PHP Application Architecture. Disponível em: <https://www.appdynamics.com/c/dam/r/appdynamics/general-documents/infographic/infographic-anatomy-of-a-modern-php-application-architecture.pdf>.  Acesso em: 06 abri. de 2020.

PHPBB  HEADQUARTERS. PHP - Taking the world by storm. Disponível em: <http://www.phpbbhq.com/developmentofphp.php>. Acesso em: 06 abri. de 2020.

PROGRAMMING POT. 2018. History of PHP Programming. PHP 7 – Makes Powering the web a whole lot better. Disponível em: <https://programmingpot.com/php-programming/history-of-php/>. Acesso em: 06 abri. de 2020.

SOFTWARE ENGINEER INSIDER. What is PHP? How is it used? and Are there PHP Tutorials?. History of the Language. Disponível em: <https://www.softwareengineerinsider.com/programming-languages/php.html>. Acesso em: 06 abri. de 2020.

VINUGAYATHRI. Clarion Technologies, 2020. Exploration of PHP Version History From PHP/FI To PHP 7.3. PHP Versions Timeline. Disponível em: <https://www.clariontech.com/blog/exploration-of-php-version-history-from-php/fi-to-php-7.3>. Acesso em: 06 abri. de 2020.

WOLFE, J. Medium, 2018. The History of PHP. Disponível em: <https://medium.com/@johnwolfe820/the-history-of-php-ffb920ba4555>. Acesso em: 06 abri. de 2020.

08/04/2020 – Autor (ABNT): CARVALHO MOREIRA, C.G.

www.tutorduino.com



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.