Banner

Arduino - PARTE 1 - Como Tudo Começou





Arduino, como tudo começou

Foi no ano de 2005 que o primeiro Arduino nasceu nas salas de aulas do Instituto de Design Interativo em Ivrea, Itália. O Arduino é uma placa de desenvolvimento baseada em microcontrolador de código aberto que abriu as portas da eletrônica para vários designers e engenheiros criativos.

Foi no Interactive Design Institute que uma tese de hardware foi contribuída para um projeto de fiação por um estudante colombiano chamado Hernando Barragan. O título da tese era "Arduino - La rivoluzione dell'open hardware" ("Arduino - A revolução do hardware aberto"). Sim, parecia um pouco diferente da tese usual, mas ninguém imaginaria que criaria um nicho no campo da eletrônica.


Figura 1: Instituto de Design Interativo em Ivrea, Itália


Uma equipe de cinco desenvolvedores trabalhou nessa tese e, quando a nova plataforma de fiação foi concluída, eles trabalharam para torná-la muito mais leve, mais barata e disponível para a comunidade de código aberto.



Porque o nome Arduino?

Na cidade de Ivrea, situada no norte da Itália, é bastante famosa por seus reis oprimidos. No ano de 1002 dC, o rei Arduin governou o país; dois anos depois, ele foi destronado pelo rei Henrique II da Alemanha. Em memória deste rei Arduin, existe o Bar Di Re Arduino, lugar onde uma nova era na eletrônica teve suas raízes!

Este bar era frequentemente visitado por Massimo Banzi, um dos fundadores do Arduino, que lecionava em Ivrea. Foi ele quem deu o nome Arduino a esta placa de microcontrolador de baixo custo em homenagem ao local!

Assim a nova placa protótipo, o Arduino, foi criada por Massimo Banzi e outros fundadores, é uma placa de microcontrolador de baixo custo que permite que até um novato faça grandes coisas em eletrônica. Um Arduino pode ser conectado a todos os tipos de luzes, motores, sensores e outros dispositivos; uma linguagem de programação fácil de aprender pode ser usada para programar como a nova criação se comporta. Usando o Arduino, você pode criar uma tela interativa ou um robô móvel ou qualquer coisa que possa imaginar.

Figura 2: Massimo Banzi


Os principais membros da equipe de desenvolvedores do Arduino: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis.

Figura 3: Equipe de desenvolvedores do Arduino  - David Cuartielles, Gianluca Martino, Tom Igoe, David Mellis, and Massimo Banzi.
Foto de cortesia  - Randi Klett/IEEE Spectrum



Foi no ano de 2002 que Banzi, arquiteto de software, foi recrutado como professor associado pelo IDII, a fim de promover novas maneiras de fazer design interativo, ou seja, computação física. Embora ele tivesse boas ideias, o tempo limitado das aulas e o orçamento reduzido não o ajudaram muito. Como a maioria de seus colegas, Banzi teve que confiar no BASIC Stamp, um microcontrolador desenvolvido pela Parallax, uma empresa da Califórnia.

Figura 4: Microcontrolador Basic Stamp 2


Enquanto isso, uma colega de programação do MIT, Banzi, desenvolveu uma linguagem de programação amigável, chamada “Processing”. O processamento ganhou rapidamente popularidade, pois permitiu que programadores amadores criassem visualizações de dados complexas e bonitas! Era um ambiente de desenvolvimento integrado ou IDE extremamente fácil de usar. Banzi realmente gostou desse conceito e se perguntou se ele e sua equipe poderiam criar programas de software semelhantes para codificar um microcontrolador em vez de gráficos na tela.

Um dos alunos de Banzi, Hernando Barragan, deu o primeiro passo na direção de criar ferramentas de software semelhantes ao Processing. Ele desenvolveu uma nova plataforma de prototipagem conhecida como Wiring; incluía um IDE fácil de usar e uma placa de circuito pronta para uso. Acabou sendo um projeto promissor, cujo sucesso continua até hoje.

Banzi conseguiu criar a primeira placa protótipo no ano de 2005; era um design simples e, na época, não era chamado de Arduino.


A decisão do código aberto

Banzi e seus colaboradores acreditavam firmemente em software de código aberto. Como o objetivo era desenvolver uma plataforma rápida e facilmente acessível, eles pensaram que seria melhor abrir o projeto para o maior número possível de pessoas, em vez de mantê-lo fechado. Outro fator crucial que contribuiu para essa grande decisão foi que, depois de operar por quase cinco anos, o IDII não tinha mais fundos sobrando e estava de fato fechando as portas. Todos os professores temiam que seus projetos não pudessem sobreviver ou seriam desviados. Foi nesse ponto crucial que Banzi decidiu seguir em frente e torná-lo de código aberto!

O produto criado pela equipe era composto por peças baratas que poderiam ser encontradas facilmente se os usuários quisessem criar suas próprias placas. No entanto, uma decisão importante foi verificar que seria essencialmente plug and play: algo que alguém poderia simplesmente tirar de uma caixa, conectar a um sistema e usá-lo imediatamente.

David A. Mellis, desenvolvedor de software líder do Arduino, afirma que este pequeno quadro tornou possível que as pessoas fizessem coisas que não teriam feito de outra forma.

Hoje, existem cubos de LED baseados em Arduino, displays, kits de análise de DNA, bafômetro e muito mais.


Referências:

CIRCUITS TODAY. Story and History of Development of Arduino. Disponível em: <http://www.circuitstoday.com/story-and-history-of-development-of-arduino>. Acesso em: 12 mar. 2020.


12/03/2020 – Autor (ABNT): CARVALHO MOREIRA, C. G.
www.tutorduino.com





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.