Arduino - PARTE 1 - Como Tudo Começou
Arduino,
como tudo começou
Foi
no ano de 2005 que o primeiro Arduino nasceu nas salas de aulas do Instituto de
Design Interativo em Ivrea, Itália. O Arduino é uma placa de desenvolvimento
baseada em microcontrolador de código aberto que abriu as portas da eletrônica
para vários designers e engenheiros criativos.
Foi
no Interactive Design Institute que uma tese de hardware foi contribuída para
um projeto de fiação por um estudante colombiano chamado Hernando Barragan. O
título da tese era "Arduino - La rivoluzione dell'open hardware"
("Arduino - A revolução do hardware aberto"). Sim, parecia um pouco
diferente da tese usual, mas ninguém imaginaria que criaria um nicho no campo
da eletrônica.
Figura 1: Instituto de Design Interativo em Ivrea, Itália
Uma
equipe de cinco desenvolvedores trabalhou nessa tese e, quando a nova
plataforma de fiação foi concluída, eles trabalharam para torná-la muito mais
leve, mais barata e disponível para a comunidade de código aberto.
Porque o
nome Arduino?
Na
cidade de Ivrea, situada no norte da Itália, é bastante famosa por seus reis
oprimidos. No ano de 1002 dC, o rei Arduin governou o país; dois anos depois,
ele foi destronado pelo rei Henrique II da Alemanha. Em memória deste rei
Arduin, existe o Bar Di Re Arduino, lugar onde uma nova era na eletrônica teve
suas raízes!
Este
bar era frequentemente visitado por Massimo Banzi, um dos fundadores do
Arduino, que lecionava em Ivrea. Foi ele quem deu o nome Arduino a esta placa
de microcontrolador de baixo custo em homenagem ao local!
Assim
a nova placa protótipo, o Arduino, foi criada por Massimo Banzi e outros
fundadores, é uma placa de microcontrolador de baixo custo que permite que até
um novato faça grandes coisas em eletrônica. Um Arduino pode ser conectado a
todos os tipos de luzes, motores, sensores e outros dispositivos; uma linguagem
de programação fácil de aprender pode ser usada para programar como a nova
criação se comporta. Usando o Arduino, você pode criar uma tela interativa ou
um robô móvel ou qualquer coisa que possa imaginar.
Figura 2: Massimo Banzi
Os principais
membros da equipe de desenvolvedores do Arduino: Massimo Banzi, David
Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis.
Figura 3: Equipe
de desenvolvedores do Arduino - David Cuartielles, Gianluca Martino,
Tom Igoe, David Mellis, and Massimo Banzi.
Foto de cortesia -
Randi Klett/IEEE Spectrum
Foi
no ano de 2002 que Banzi, arquiteto de software, foi recrutado como professor
associado pelo IDII, a fim de promover novas maneiras de fazer design
interativo, ou seja, computação física. Embora ele tivesse boas ideias, o tempo
limitado das aulas e o orçamento reduzido não o ajudaram muito. Como a maioria
de seus colegas, Banzi teve que confiar no BASIC Stamp, um microcontrolador
desenvolvido pela Parallax, uma empresa da Califórnia.
Figura 4: Microcontrolador Basic Stamp 2
Enquanto
isso, uma colega de programação do MIT, Banzi, desenvolveu uma linguagem de
programação amigável, chamada “Processing”. O processamento ganhou rapidamente
popularidade, pois permitiu que programadores amadores criassem visualizações
de dados complexas e bonitas! Era um ambiente de desenvolvimento integrado ou
IDE extremamente fácil de usar. Banzi realmente gostou desse conceito e se
perguntou se ele e sua equipe poderiam criar programas de software semelhantes
para codificar um microcontrolador em vez de gráficos na tela.
Um
dos alunos de Banzi, Hernando Barragan, deu o primeiro passo na direção de
criar ferramentas de software semelhantes ao Processing. Ele desenvolveu uma
nova plataforma de prototipagem conhecida como Wiring; incluía um IDE fácil de
usar e uma placa de circuito pronta para uso. Acabou sendo um projeto
promissor, cujo sucesso continua até hoje.
Banzi
conseguiu criar a primeira placa protótipo no ano de 2005; era um design
simples e, na época, não era chamado de Arduino.
A decisão
do código aberto
Banzi
e seus colaboradores acreditavam firmemente em software de código aberto. Como
o objetivo era desenvolver uma plataforma rápida e facilmente acessível, eles
pensaram que seria melhor abrir o projeto para o maior número possível de
pessoas, em vez de mantê-lo fechado. Outro fator crucial que contribuiu para
essa grande decisão foi que, depois de operar por quase cinco anos, o IDII não
tinha mais fundos sobrando e estava de fato fechando as portas. Todos os
professores temiam que seus projetos não pudessem sobreviver ou seriam
desviados. Foi nesse ponto crucial que Banzi decidiu seguir em frente e
torná-lo de código aberto!
O
produto criado pela equipe era composto por peças baratas que poderiam ser
encontradas facilmente se os usuários quisessem criar suas próprias placas. No
entanto, uma decisão importante foi verificar que seria essencialmente plug and
play: algo que alguém poderia simplesmente tirar de uma caixa, conectar a um
sistema e usá-lo imediatamente.
David
A. Mellis, desenvolvedor de software líder do Arduino, afirma que este pequeno
quadro tornou possível que as pessoas fizessem coisas que não teriam feito de
outra forma.
Hoje,
existem cubos de LED baseados em Arduino, displays, kits de análise de DNA,
bafômetro e muito mais.
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Referências:
CIRCUITS
TODAY. Story and History of Development of Arduino. Disponível em: <http://www.circuitstoday.com/story-and-history-of-development-of-arduino>.
Acesso em: 12 mar. 2020.
12/03/2020 – Autor (ABNT): CARVALHO MOREIRA, C. G.
www.tutorduino.com
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